Trainee: você sabe como funcionam programas como este?
14 de dezembro de 2020Para alguns alunos que estão na reta final da graduação o Trainee acaba virando excelente opção para a inserção no mercado de trabalho
Grande parte dos alunos de graduação que estão quase concluindo os cursos ou que se formaram recentemente já ouviram falar de programas Trainee. Mas muitos não sabem exatamente do que se trata e como funciona uma vaga como esta.
O que é TRAINEE
Um programa de trainee é uma excelente oportunidade para jovens ingressarem no mercado de trabalho e é uma modalidade de contratação direcionada exclusivamente para recém-formados, mas em alguns casos também é possível encontrar programas que aceitam jovens que estão perto de concluir a graduação.
Sendo assim, esse pré-requisito varia de organização para organização, mas o mais comum é a contratação de recém-formados. Geralmente, o programa de trainee dura em torno de 6 meses a 2 anos, e nesse período o jovem recebe um treinamento para futuramente, caso seja efetivamente admitido, ocupar um cargo de liderança dentro de companhias de médio e grande porte.
O treinamento oferecido para os formandos ou recém-formados depende muito da empresa e de como ela elabora o programa.
Por exemplo, há empresas que contratam pessoas das mais diversas áreas do conhecimento e ao final do programa alocam os jovens que passaram na experiência dentro do setor onde eles mais se destacaram. Já outras organizações selecionam pessoas de cursos específicos e já têm definido os cargos que serão ocupados. Nesse sentido, o treinamento normalmente consiste nos seguintes aspectos:
- apresentação da cultura organizacional da empresa;
- desenvolvimento das competências necessárias para ocupar um cargo de liderança;
- apresentação dos distintos setores da empresa para conhecer a dinâmica geral do ambiente;
- aplicação dos conhecimentos adquiridos na graduação de forma prática.
A contratação ocorre via CLT e dura até o final do programa de trainee, quando é definido quais jovens permanecerão efetivamente na empresa. Quanto ao pagamento, depende da empresa e da região onde o jovem irá realizar o treinamento, visto que cada cidade e estado brasileiro possui uma realidade econômica diferente.
Porém, é possível dizer que a maioria dos programas oferece bons pagamentos, principalmente se comparados aos valores pagos a iniciantes no mercado de trabalho. Além disso, durante o trainee, o jovem recebe diversos benefícios que podem incluir: vale alimentação, refeição, transporte, plano de saúde, bolsa de estudos, dentre outros.
Como me candidatar?
Agora que você já sabe o que é trainee, é o momento ideal para saber como se candidatar. Normalmente, os processos seletivos abrem logo no início do ano ou no segundo semestre. Caso você esteja no início da graduação, uma boa dica é começar a verificar quais trainees abrem para a sua área durante os períodos mencionados acima, lembrando que há aqueles que não estipulam curso específico para contratação e podem ser uma boa oportunidade também.
Ao identificar os possíveis programas de trainee que você poderá participar, você conhecerá mais sobre a empresa e poderá se preparar melhor para participar do processo seletivo futuramente. Muitas organizações realizam webinars sobre seus programas, e mesmo que você não possa concorrer ainda, é uma excelente oportunidade de ter um primeiro contato e até mesmo conhecer pessoas que estarão participando do processo seletivo, de modo que você poderá conversar com elas sobre como ocorre na prática o processo e o trainee.
Como ocorre o processo seletivo?
O processo seletivo varia de empresa para empresa, mas geralmente consiste em uma prova escrita de conhecimentos gerais da área, dinâmica de grupo, entrevista e teste de proficiência em língua estrangeira, geralmente o inglês. Sendo assim, o graduando ou recém-formado passa por uma série de etapas avaliativas, para conseguir ingressar no trainee.
Além disso, durante o treinamento dentro da empresa ele também será avaliado para saber se permanecerá na empresa efetivamente.
Como se preparar?
Certamente um dos aspectos mais importantes para se tornar um candidato competitivo é ter fluência em outros idiomas, visto que, diante do fenômeno da globalização, as grandes empresas muitas vezes possuem relações comerciais e sede fora do país. Além disso, mais do que conhecimento técnico é importante que você apresente um perfil de liderança, pois as organizações estão em busca de alguém que saiba mediar ideias, trabalhar em equipe, delegar tarefas, planejar estratégias e ser propositivo.
Nesse sentido, durante a graduação, busque por experiências que possam comprovar que você está habituado a liderar e trabalhar ao lado de diversas pessoas que pensam diferente de você. Com certeza essa será uma forma de ir se preparando para a prova de dinâmica em grupo. Por fim, para que você seja visto como alguém comprometido e capacitado, nada melhor do que dispor de um histórico com notas altas na graduação e participação em diversos projetos ao lado de professores renomados na área.
Aqui vale mais uma vez ressaltar a experiência com apresentação de trabalhos em congressos, o que mostrará sua competência dentro da área e sua capacidade de comunicação e argumentação diante de um grande público.
Como você pôde perceber, o programa de trainee é uma grande oportunidade para poder atuar dentro de uma empresa renomada e ser reconhecido dentro da sua área de formação. Agora que você já sabe o que é trainee, que tal procurar um processo seletivo e inscrever-se neste exato momento?