Muitas vezes com o fim da faculdade vem também o fim do contrato de estágio. Se essa vaga não se torna um emprego efetivo é então hora do profissional. buscar novos rumos no mercado de trabalho. Neste desafio é importante para o profissional saber se recolocar e até mesmo se reinventar dentro da profissão que escolheu.
Foram anos de muito estudo, noites em claro, trabalhos e mais trabalhos. Essa fase é desafiadora, mas o sentimento de vitória ao conseguir o tão sonhado diploma vale qualquer esforço. Mas a luta continua para se colocar no mercado de trabalho.
De acordo com a professora Samara Carvalho, coordenadora do Opet Placement, um currículo bem feito pode ser um diferencial para o profissional que acaba de se formar:
"Mantenha seu currículo atualizado e de fácil acesso para enviar para as empresas. A qualquer momento pode surgir uma oportunidade para enviar o currículo ou alguém pedindo sugestão de profissional com suas qualificações. Além disso, participar de grupos de estudo, entidades de classe e outras associações de classe também é importante para se manter atualizado e envolvido com a área que escolheu. Nesta ocasiões é bem válido o uso de cartão de visita", explica.
Por isso é muito importante persistir na caminhada e, para isso, separamos algumas recomendações para os recém-formados despontarem na carreira para a qual tanto se prepararam.
Procure se especializar
Não pense que somente a graduação será o grande diferencial para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Com a crise financeira enfrentada pelo país, qualquer área profissional está acirrada.
Seja analítico e criativo
Ofereça um olhar mais analítico para os assuntos que permeiam a sua área profissional. O mercado busca cada vez mais profissional com tom crítico. Aponte alternativas inovadoras e ideias para agregar à evolução da empresa.
Foque em parcerias com outros profissionais
Se mesmo com o diploma universitário em mãos estiver complicado descolar uma vaga de trabalho, procure fechar parcerias com profissionais que já atuam na sua área. A medida serve como porta de entrada para os recém-formados.
Se possível, junte capital para abrir seu próprio negócio
Uma vez inserido no mercado de trabalho a experiência adquirida colocará você em condições de ter o próprio negócio. Porém, o projeto não se concretizará sem um capital de investimento.
Invista em marketing pessoal
Se a sua decisão for realmente abrir o próprio negócio, invista em marketing. O recém-formado precisa ter essa estratégia em mente tanto para empreender quanto para se lançar às vagas disponíveis no mercado de trabalho.
Projetos Colaborativos
Outra possibilidade é participar de projetos sociais nos quais seu conhecimento técnico contribua para o desenvolvimento de comunidades e/outros profissionais. Também tem um canal bastante interessante que favorece a aprendizagem contínua técnica e o olhar multidisciplinar: a participação de Hackathon.