31 de agosto é o Dia do Nutricionista, data que marca a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949. É uma profissão com muita estrada, mas ainda hoje há uma dúvida comum entre vestibulandos e interessados na área alimentar: afinal, o que faz e onde pode atuar o profissional nutricionista? E qual a capacitação profissional e os campos de atuação de quem opta pelo cursos de Gastronomia? E Engenharia Química?
Levando em conta que esses profissionais estão envolvidos com boa alimentação, indústria e saúde, vamos entender melhor como e onde atua cada um deles:
Nutrição
O bacharelado em Nutrição é uma graduação presencial com duração de quatro anos, que faz parte da Escola da Saúde UniOpet. Um nutricionista sai capacitado para atuar nas principais áreas da profissão, que inclui o planejamento e coordenação de cardápio em hospitais, escolas, empresas e diversos ambientes, além de poder empreender em seu campo de atuação. O curso conta ainda com estágio obrigatório em nutrição esportiva, em parceria com times de futebol nas categorias sub. O profissional da Nutrição pode atuar nas seguintes áreas:
- Nutrição Clínica
- Indústria Alimentícia
- Nutrição Esportiva
- Nutrição Infantil
- Nutrição aliada a Estética
- Administração de unidades de Alimentação e Nutrição
- Saúde Pública
- Marketing Nutricional
- Assessoria, Auditoria e Consultoria
- Docência e Pesquisa
"O Uniopet coloca o processo de aprendizagem e a experiência acadêmica dos estudantes no centro de suas políticas. Dessa forma, a prática é uma constante em todo o curso, amparada por aulas teóricas ministradas por professores altamente capacitados e experientes. Os profissionais se graduam no curso de Nutrição mais humanizados e preparados para o mercado de trabalho", descreve Camila.
Além disso, a partir de 4 de setembro, a Clínica Escola de Nutrição vai realizar atendimentos gratuitos abertos ao público geral, a colaboradores e alunos do UniOpet. Os agendamentos podem ser realizados pelo 41 99551-8200 (Whatsapp) nos seguintes horários:
- Manhã: Segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h;
- Noite: Terça e quinta-feira das 19h às 22h.
Gastronomia
No Centro Universitário UniOpet, o curso de Gastronomia forma profissionais em educação tecnológica com foco específico, capazes de atender mais rapidamente as demandas de mercado, voltados para a elaboração, implantação, avaliação e gerenciamento das áreas de Gastronomia. Na modalidade semipresencial (EAD com encontros presenciais), o curso de tecnólogo tem duração de dois anos e é pioneiro em Curitiba, criado há 14 anos.
O curso é estruturado em módulos para a formação de profissionais completos e multidisciplinares. "Ao final de cada semestre, o aluno estará capacitado em uma área específica como, por exemplo: gestão de hospitalidade, técnicas de cozinha, food concepts e cozinheiro profissional. O curso possui duas disciplinas exclusivas: Café e Cozinha Criativa, sendo o único de Curitiba em que o aluno sai com certificação de barista. O Bistrô Escola proporciona ao aluno a prática da produção, venda, gestão e empreendedorismo", detalha a professora Camila Pazello, coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição.
Engenharia Química
A Escola de Engenharia UniOpet também inclui entre as muitas áreas de atuação a indústria alimentícia, dentro da formação de bacharelado em Engenharia Química. Em quatro anos, o estudante será capacitado para atuar de forma inovadora e tecnológica na área industrial, setor alimentício, farmacêutico e de biotecnologia buscando contribuições para o desenvolvimento sustentável.
Além das disciplinas de formação básica como cálculo, física e desenho de projetos, o acadêmico aprende sobre disciplinas técnicas e profissionalizantes como química orgânica e inorgânica, físico-química, engenharia de bioprocessos, engenharia 4.0, nanotecnologia, dentre outras.
Outros cursos
Vale lembrar que existem outros cursos para a prática profissional com alimentos. É o caso da Engenharia de Alimentos, campo multidisciplinar que une conhecimentos de engenharia, química, biologia e nutrição para desenvolver, produzir e aprimorar alimentos. Ela envolve processos de produção, armazenamento, conservação, segurança alimentar e nutrição, para garantir a qualidade dos alimentos e atender às necessidades da população.
O curso de Química também inclui entre os campos de atuação a indústria de alimentos, em especial nas áreas de aromatizantes, aditivos alimentares, aditivos químicos, açúcar e álcool, amido, agroindústria e bebidas.
Já na Medicina, a especialização em Nutrologia é aquela que estuda os impactos nos nutrientes em nosso organismo. A especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão alimentar, para auxiliar na manutenção da saúde, no diagnóstico, na prevenção e redução de riscos de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.