Não perca essas dicas se pensa em abrir uma startup
31 de maio de 2021Uma boa ideia é um bom começo, mas não é tudo: empreender exige criatividade, coragem e persistência
Muita gente com espírito empreendedor sonha em transformar “uma grande ideia” em uma empresa de sucesso e - porque não? - chegar a unicórnio. Empresas como Linkedln, YouTube e Uber, entre tantas outras, começaram pequenas e se agigantaram. Mas qual o segredo do sucesso de cada uma delas? Certamente contribuíram a originalidade da ideia e a entrada oportuna no mercado.
Também contaram com uma base jurídica bem estruturada, pesquisas aplicadas ao mercado, planejamento realista e muita vontade de dar certo. Elas são exemplos e suas trajetórias dão lições valiosas para quem está nessa vibe de investir no próprio negócio. E aqui vão algumas dicas:
Motivação
A maioria das startups de sucesso nasceu da ideia de que o mercado apresentava um problema que demandava uma solução. De maneira geral, o problema é enfrentado pelo próprio empreendedor. Então, envolver-se em um negócio que se adequa aos seus interesses e experiências é caminho para o sucesso.
Nicho
Analisar o mercado e encontrar o nicho é crucial. Pode ser um produto ou serviço. As maiores startups nasceram da necessidade do mercado. Converse com amigos e parentes, pesquise nas redes, leia livros, veja filmes, pesquise sobre consultorias e mentorias gratuitas, veja com o que mais se identifica.
Finanças
Financiar o começo de uma empresa envolve decisões bem fundamentadas, especialmente se o empreendedor não tem todo o capital. Ele pode buscar linhas de crédito ou tomar emprestado da família, ou ainda atrair sócios capitalizados e investidores. Para tanto, quanto melhor desenhado estiver seu projeto e quanto melhor for o seu “pitch” sobre solução, mercado e resultados, mais chances de engajar interessados.
Publicidade
Com recursos limitados para fazer publicidade e marketing? Existem métodos de promoção gratuitos e eficazes. Comece com eles e depois vá para as ferramentas pagas. Use o máximo de canais, como:
· boca a boca;
· redes sociais;
· site, blog ou landing page (página de destino);
· artigos de convidados em blogs e mídia;
· publicidade: direcionada, contextual, rádio ou imprensa;
· participe de eventos temáticos, conheça potenciais parceiros e clientes.
Uma boa base de clientes
Não basta conquistar clientes, é preciso mantê-los. Mantenha uma base ativa, enviando as novidades dos produtos ou serviços. Como?
· seja ativo nas redes sociais: faça posts regularmente e dê feedback;
· ofereça descontos para clientes regulares;
· organize eventos para os feriados;
· crie uma newsletter para enviar por e-mail.
Não se esqueça:
· Crie uma tabela detalhada dos concorrentes, liste os pontos fortes e fracos.
· Teste o nicho escolhido: coloque anúncios na internet, envie e-mails para clientes em potencial, crie um blog ou uma landing page e rastreie o tráfego.
· Realize pesquisa de palavras-chave nos motores de busca: analise o número de resultados para suas consultas;
· Realize pesquisas entre amigos, redes sociais ou fóruns.