Em conjunto com profissional experiente, a mentoria ajuda a construir carreiras e a empreender com sucesso
Mentoria nada mais é do que o ato de um profissional experiente orientar outro nem tanto para, juntos, chegarem a um objetivo.
Também pode ser definida como uma espécie de tutoria. Nela, o mentor ajuda o mentorado a dominar um conhecimento para desempenhar um trabalho ou negócio. Também prepara o profissional para crescer na empresa, na carreira ou nos negócios.
É considerada uma boa mentoria aquela em que o mentor conhece profundamente o mercado e o modelo de negócio em que o mentorado atua. E estar ligado às inovações.
Para quem está pensando em construir uma carreira, ou montar um novo negócio, este é um bom caminho.
Vantagens da mentoria
* Ser orientado por um profissional, no lugar de pessoas que não têm expertise na área, como familiares e amigos, por exemplo.
* Mentores ajudam a olhar para problemas e situações de perspectivas diferentes das que você está acostumado a enxergar.
* Mentores colocam os mentorados em contato com uma rede de networking que pode fazer com que o negócio alcance maior sucesso, caso seja um empreendedor.
Há diferentes tipos de mentoria, conforme a necessidade de quem busca orientação.
Mentoring de gestão de negócios
Ideal para empreendedores iniciantes ou empresários com dificuldades para gerenciar negócios. Nela, o mentor dará as diretrizes de práticas e mudanças que serão implementadas na gestão.
Mentoring de marketing`
Esse tipo de mentoring é voltado ao meio digital. Nele, o objetivo é criar uma estratégia de marketing digital, vender online e engajar os consumidores.
Por isso, também é bastante útil para os donos de negócios, ainda mais em tempos de pandemia.
Mentoring de finanças
Como o próprio nome diz, é voltado ao gerenciamento financeiro. É essencial para manter um fluxo de caixa saudável no negócio.
Mentoring de vendas
Aqui o foco são as estratégias para vender mais, fidelizar clientes e realizar fechamentos.
Para não se perder
As melhores mentorias são aquelas em que o mentorado já vai com um problema específico para ser solucionado. Ao se sentar em frente ao mentor, o ideal é que o problema já esteja definido. É preciso ter foco, inclusive porque isso ajuda a escolher o mentor mais adequado para cada momento.
Cultive uma relação com o mentor. Não basta apenas uma conversa. É preciso estabelecer uma conexão. Não é uma conversa que resolve os dilemas do empreendedor. Ela precisa ser desenvolvida.
Você está usando seu tempo nesta pandemia para dar um up no seu currículo?
Compartilhe sua experiência conosco. A melhor hora de fortalecer o seu nome é agora. Então aproveite este momento que você tem mais tempo.
Conheça nossos cursos e inscreva-se: Pós-Graduação UniOpet