Fazer uma segunda graduação abre portas no mercado de trabalho e turbina o salário
11 de abril de 2022Fazer uma segunda graduação abre portas no mercado de trabalho e turbina o salário
Ter somente um diploma na mão hoje em dia já não é um diferencial na hora de fazer uma entrevista de emprego: é necessidade absoluta e inadiável. E se tiver mais de uma graduação, o diferencial é maior ainda.
Optar por uma segunda graduação tem sido cada vez mais comum entre os profissionais. De modo geral, existem duas grandes razões que levam a essa prática: a vontade de mudar de área e uma alternativa para se qualificar e melhorar a posição no mercado de trabalho. Em ambos os casos é importante levar em consideração diferentes fatores que podem influenciar a carreira.
Com duas formações, o profissional ganha conhecimento e a oportunidade de atuar, tendo mais propriedade nas funções que exercer dentro da empresa.
Outro fator importante para aqueles que optam pela segunda graduação é a possibilidade de conquistar cargos de liderança e se destacar profissionalmente.
O planejamento deve ser a base de toda carreira. Para os interessados em uma nova graduação não é diferente. Por isso, tenha plena consciência dos seus objetivos para traçar o melhor caminho rumo ao sucesso.
Separamos algumas dicas para quem está com vontade de cursar uma segunda graduação. Confira:
Primeiro diploma
O ensino superior proporciona um aumento de até 156% no salário, segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O estudo analisou o nível educacional de 30 países, tendo o Brasil apresentado o maior crescimento salarial dentre as nações estudadas.
Portanto, concluir uma graduação é um passo importante para quem busca uma carreira de sucesso porque ter um diploma pode aumentar o salário.
Para quem deseja realmente se destacar, somente uma graduação não é o bastante. Ela é um requisito e não um diferencial. Por conta disso, os profissionais buscam novas fontes de qualificação, como os cursos de idiomas, pós-graduação e a segunda graduação.
Turbinar currículo
Quando um profissional já formado em uma determinada área investe em um novo curso é chamado de segunda graduação. Além de adquirir novos conhecimentos, é uma oportunidade para turbinar o currículo.
Mudar de área
É um pouco complicado saber exatamente o que fazer quando surge a vontade de trocar de curso. A angústia de estar em uma área que não empolga e o medo de ir em busca do desconhecido podem realmente deixar o estudante em um verdadeiro estado de nervos à flor da pele. O sentimento é semelhante para quem enfrenta a vontade de mudar de profissão.
Nestas situações é importante manter a calma, refletir e buscar informações que ajudem a tomar uma decisão mais assertiva. E nesse processo realizar alguns questionamentos contribui para embasar a melhor opção para o futuro profissional, como por exemplo:
- Por que eu não estou gostando da área atual?
- O que me atrai na nova área?
- Qual o tempo de duração do curso?
- Quanto tempo posso disponibilizar para adquirir uma nova formação?
- Como está o mercado de trabalho da área atual e da carreira pretendida?
- O que vou acrescentar a minha formação com mais um curso?
É mais fácil estudar
Devido à primeira formação, fica mais fácil se enturmar e aproveitar melhor o curso, já que é veterano! Com a maturidade e experiência acadêmica adquirida, a nova jornada na faculdade será mais tranquila e terá mais facilidade para gerenciar seus estudos.
Elimine algumas matérias
É possível solicitar a equivalência, caso a segunda graduação ofereça algumas matérias semelhantes às que você fez no primeiro curso. Ou seja, você não precisa fazê-las novamente. Porém, é necessário solicitar à Coordenação da faculdade uma avaliação para analisar o seu caso e checar as possibilidades de equivalência.
Novas oportunidades
Fazer uma segunda graduação abre portas para diversas oportunidades: melhorar seu currículo, caso o interesse seja o mercado de trabalho, permitir a participação em diferentes projetos, conhecer novas pessoas, entre outras opções.
Pós ou uma Segunda Graduação?
Se existe a dúvida entre fazer uma segunda graduação ou uma pós-graduação, lembre-se: você não está sozinho! Essa dúvida é bem comum entre pessoas que estão buscando novos conhecimentos.
Para decidir é preciso antes de mais nada, avaliar objetivos e necessidades. Por exemplo, se o tempo é pouco para assistir às aulas e se dedicar aos estudos, uma graduação a distância ou uma pós pode ser uma excelente opção..