Confira algumas técnicas que vão lhe ajudar a manter a calma e apresentar o conteúdo que precisa de forma clara e bem sucedida
Comunicar-se bem é uma das soft skills mais importantes de um bom profissional e é exigida tanto, ou mais, que competências técnicas de candidatos a boas vagas. No ano de 2018 foi ainda considerada a habilidade mais importante de todas as demais.
Comunicar-se com outras pessoas para transmitir e receber informações de forma eficaz tem ligação com a forma de se expressar. A comunicação entre pares, superiores e subordinados é importante, principalmente por ser algo que flui cada vez mais rápido.
Existem pessoas que, só de pensar em falar em público, já começam a suar frio, tremer e gaguejar. Essa insegurança em se apresentar frente à outras pessoas dificulta bastante durante o curso superior, já que vários dos trabalhos precisam ser apresentados aos colegas ou até em seminários e eventos acadêmicos.
No entanto, com algum treino e exercícios bem simples essa aversão pode diminuir bastante ou até mesmo desaparecer.
Melhore essa sua habilidade de falar em público com algumas dicas:
1 - Tenha domínio absoluto do tema que pretende falar
Estude bastante o assunto que vai apresentar, saber exatamente sobre o que se pretende apresentar é uma forma de não sentir-se inseguro e despreparado.
Isso é algo muito importante, afinal, se você não está seguro daquilo que vai transmitir para as pessoas, a probabilidade de se perder nas palavras é muito maior.
Prepare-se muito: leia sobre o assunto e escreva resumos, veja vídeos, enfim, consiga o máximo de conteúdo possível.
2 - Escreva um roteiro
Ter listado a ordem de tudo que pretende se falar pode ajudar e muito. Dificilmente você vai falar sobre algum assunto sem nenhum planejamento. Caso isso ocorra, existe um risco alto de a apresentação ficar desconexa, até porque, um discurso precisa ter começo, meio e fim.
Se não for utilizar ferramentas de apresentação virtual, é importante criar um roteiro com palavras chaves do seu discurso na ordem que deseja que cada informação seja citada.
3 - Treine muito suas falas
Pratique suas falas para pessoas que você confia, em casa antes de se apresentar. Aos poucos você vai ficando um pouco mais confortável em ser observada por uma “platéia”.
4 - Capriche na cadência da sua fala
O controle da velocidade e do tom da voz passam uma sensação de autoconfiança para público, assim como baixar seu tom no final de uma frase transmite poder. Também cheque se você está respirando fundo e exalando pelo nariz, duas coisas que ajudam o corpo a se manter calmo.
Ir rápido demais no conteúdo que você planejou passar é uma armadilha comum, e pode te deixar com um tempo de sobra que você vai passar maus bocados para conseguir preencher. Oradores profissionais são deliberadamente lentos ao entregar o conteúdo.
Não de forma que incomoda, claro, mas em um ritmo que vai encorajar todos na sala a prestarem atenção e aguardarem por cada última palavra da frase. É melhor cobrir pontos que não ficaram claros durante as perguntas no final da apresentação do que jogar um milhão de palavras por minuto e esperar que o seu público consiga digerir tudo.
Da mesma forma, saiba usar o silêncio a seu favor. Controle sua vontade de falar sem parar e preencher cada silêncio entre uma frase e outra com “hum” e “ah”. Silêncios são bons!
As pausas são essenciais para dar um bom ritmo ao seu discurso, e você não deve evitá-las.
No mais, respire fundo antes de iniciar sua apresentação e se tranquilize na certeza de que você está super preparado para aquele momento. Chegue mais cedo para se acostumar com o local, testar ferramentas de apresentação e se ambientar.
Sorria para as pessoas que vão lhe assistir. Lembre-se que está tudo bem se você cometer pequenas falhas ou esquecer alguma coisa no decorrer da sua fala, você pode voltar do início, todos sabem que erros acontecem.
Tente manter a calma e não fique pensando no que pode dar errado, isso só gera ainda mais estresse.
Ah, uma dica bônus: assista outras palestras através da internet. Reconheça as técnicas sobre as quais falamos aqui e absorva melhor o que tentamos repassar para suas futuras apresentações vendo na prática.