Estudantes botam a mão na massa e criam produtos inéditos no país
14 de agosto de 2023Uma garrafa de água com sensor de LED, que avisa a cada três horas sobre a necessidade de se beber água. Um compactador doméstico de lixo, para otimizar a separação dos recicláveis. Esses e outros produtos inéditos tiveram seus protótipos desenvolvidos por estudantes do 3º período do curso de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário UniOpet, em Curitiba. São produtos que têm tudo para ganhar o mercado e mudar a trajetória de seus criadores.
“Foi resultado de um projeto semestral que realizamos com a turma na disciplina de Economia e Mercado. Divididos em equipes, os alunos deveriam desenvolver um protótipo de um produto que fosse vendável e inédito no Brasil. Com isso, tivemos a criação de seis protótipos (veja lista a seguir), estimulando o espírito hands on (mão na massa) e o empreendedorismo de nossos futuros profissionais”, conta a professora Silmara Kowalski, responsável pela disciplina e criadora do projeto.
Além do hands on, os estudantes aplicaram no projeto habilidades teóricas e práticas exigidas pelo mercado, como pesquisa, gestão de custos, abertura de empresa, gestão de pessoas e análise técnica e acadêmica dos quesitos necessários para a produção do protótipo. “São iniciativas como essa que mantêm o DNA inovador ligado às necessidades do mercado, marca do Grupo Opet em seus 50 anos de formação de profissionais que são disputados pelas empresas”, celebra a professora.
“Foi uma experiência incrível, fiquei muito feliz com os resultados finais, que superaram nossas expectativas. Pudemos colocar em prática nossos esforços em pesquisas e habilidades técnicas, além de habilidades como pesquisa de mercado, concorrência, convencimento do público alvo e noções de marketing”, relata Matheus Lavandoski, aluno do 3º período de Administração e Ciências Contábeis.
O grupo de Matheus criou o protótipo do “perfect shoes”, uma espécie de “tênis chinelo”. “Tivemos a ideia de criar calçados que não molhassem internamento em dias de chuva, algo comum em muitos tênis. Ao mesmo tempo, um produto que tivesse estilo e boa resistência. Escolhemos fita de PVC por ter boa elasticidade, resistência e transparência. Outros itens foram adicionados para dar maior segurança e conforto, como a sola de borracha”, explica.
O estudante conta que fez a função de coordenador de marketing no projeto. “Buscamos mostrar que é grande a chance de sucesso no mercado. Por ser uma novidade, os clientes percebem sua utilidade apenas quando chove e estão andando na rua. Essa experiência me fez perceber que, quando se trabalha em algo com paixão e empenho, o sucesso é inevitável. Agradeço a todos que me apoiaram e tornaram essa jornada possível, e espero seguir em um caminho de crescimento contínuo”, afirma Matheus.
Os seis protótipos desenvolvidos pelos alunos exigiram a aplicação de habilidades muito procuradas pelo mercado, desde a prototipagem até a gestão de custos e de pessoas
Confira a lista e descrição dos produtos desenvolvidos pelos alunos:
- PRODUTO 1 - Tênis chinelo, modelo de tênis que, ao ser desacoplado, se transforma em um chinelo;
- PRODUTO 2 - Barra de cereal de chás calmantes, para degustação durante períodos de necessidade de maior calma no dia;
- PRODUTO 3 - Capa transparente para tênis ou calçados para evitar sujar um calçado caro ou para depois de um enfrentamento de chuva conseguir chegar com o calçado limpo no trabalho;
- PRODUTO 4 - Garrafa de água com sensor de LED, que avisa a cada três horas sobre a necessidade de se tomar água;
- PRODUTO 5 - Trena com lápis e caneta acoplada, para que os profissionais que façam uso dos mesmos no seu dia a dia não precisem carregar muitos materiais com o risco de esquecer algum deles;
- PRODUTO 6 - Compactador de lixo doméstico, para melhor fazer a reciclagem do lixo não orgânico.