Empreendedorismo feminino: 49% das franquias são lideradas por mulheres

29 de janeiro de 2024 0 min

O Brasil assiste a um crescimento impressionante no empreendedorismo feminino, com mais de 10 milhões de empreendedoras e 49% das franquias sob liderança feminina. Este fenômeno, combinado com a recente sanção da Lei 14.667, que institui a Semana do Empreendedorismo Feminino, mostra um cenário promissor e cheio de desafios. 

Segundo o Sebrae, a maioria das empreendedoras brasileiras atua no setor de serviços, destacando-se nas áreas de beleza e estética, bem-estar, moda e alimentação. "Essa tendência ressalta a importância da formação que oferecemos em nossos cursos , como os de Administração e Estética, que preparam as mulheres para liderar e inovar nesses setores," afirma Silmara Kowalski, professora da Escola de Gestão e Comunicação da UniOpet.

A Associação Brasileira de Franchising indica que 49% das unidades franqueadas são lideradas por mulheres, com uma performance notavelmente alta. Se você ainda não leu sobre o assunto, franchising é um termo em inglês utilizado para falar sobre o sistema de franquias. Um modelo de negócio em que uma empresa (chamada de franqueador) concede a um terceiro (chamado de franqueado) o direito de usar sua marca, produtos e métodos de operação em troca de taxas e royalties. 

Utilizado como um modelo de negócio em todo o mundo, em 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias brasileiro registrou um faturamento de R$ 175,3 bilhões, representando um aumento de 12,9% em comparação ao ano anterior. Ainda segundo a ABF, hoje, o setor emprega mais de 1,3 milhão de pessoas e conta com mais de 160 mil unidades franqueadas em operação. Os setores que mais cresceram no Brasil em 2023 foram limpeza e conservação e alimentação.

“As mulheres têm uma habilidade natural para seguir padrões e gerir pessoas, qualidades essenciais para o sucesso em franquias," observa Andrea Delfini,  coordenadora da escola de negócios na modalidade ead no UniOpet. "Nós reconhecemos e apoiamos esta tendência, oferecendo cursos que capacitam e fortalecem o empreendedorismo feminino em várias áreas. Nosso curso de Gestão Comercial é projetado para fortalecer essas habilidades."

Para Thais Kurita, advogada especializada em Franchising e Varejo e sócia do escritório Novoa Prado & Kurita Advogados, as mulheres também são excelentes quando franqueadoras – ou seja, quando criam suas marcas e as expandem. “Temos exemplos incríveis de empreendedoras que criaram suas marcas e fazem sucesso com elas, expandindo-as por todo o Brasil. É preciso haver políticas de incentivo ao empreendedorismo feminino, já que o potencial feminino é imenso. E a franquia, por se tratar de um negócio formatado, que transfere know-how, é excelente para as mulheres que desejam iniciar um negócio com mais segurança e mínimos riscos”, aconselha.

Samantha Piffer, gerente acadêmica do UniOpet, reforça o compromisso da instituição em apoiar o empreendedorismo feminino. “Acreditamos no imenso potencial das mulheres no mundo dos negócios. Por isso, nossos programas são desenhados para oferecer conhecimento, ferramentas e confiança necessários para que elas prosperem em seus empreendimentos."

Conheça mais sobre os cursos de Administração e de Estética

Com quatro anos de duração e na modalidade presencial, o nosso curso de Administração dará ao estudante o conhecimento nas principais áreas da gestão empresarial, permitindo aplicações práticas que possam modificar de maneira significativa o mundo no qual está inserido. Também permeia toda a área de planejamento empresarial, da própria aplicação das ações estratégicas e do controle dos indicadores. O curso é destinado para pessoas que desejam mudar o mundo por meio da gestão, seja como executivo ou como empresário, com visão global e de impacto social.

O nosso curso de Estética e Cosmética traz conhecimento em tratamentos femininos, masculinos, teen e terceira idade, em terapias de spa e tratamentos orientais, fototerapia, tapping aplicado no pós-operatório, cosmetologia em laboratório para desenvolvimento de produtos, estética capilar, visagismo, consultoria de imagem, estética íntima, dentre outros. Os estudantes contam também com a Clínica-Escola, que proporciona uma formação prática e empreendedora para os negócios de estética e cosmética com atendimento à comunidade.

Compartilhe