É hora de TCC! Como funciona a conclusão do curso no Ensino a Distância?
23 de julho de 2020Conheça algumas diferenças no TCC para alunos EAD e decida qual modalidade mais se adequa à sua realidade
O setor de Ensino Superior à Distância está crescendo, e muito, no Brasil. A comodidade de estudar em casa, organizar seu próprio cronograma de aulas e administrar seu horário são fatores determinantes para muitos alunos optarem por esta modalidade.
De acordo com o Censo do Ensino Superior, realizado pelo Ministério da Educação, o número de ingressos em cursos de graduação a distância tem crescido substancialmente nos últimos anos, aumentando sua participação no total de ingressantes de 15,4% em 2007 para 33,3% em 2017.
Apesar de tanto crescimento muita gente ainda tem dúvidas de como funciona o EAD em questões bem práticas, como por exemplo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Afinal, o que muda na elaboração deste trabalho nesta modalidade?
Como ocorre o acompanhamento com o professor orientador e na apresentação? Quais são os procedimentos em relação às normas da ABNT?
Por que você precisa fazer um TCC?
Importante ressaltar que na maioria dos casos a aprovação do TCC é obrigatória para a obtenção do diploma ou certificado de conclusão de curso. Ele pode ter dois objetivos bem diferentes.
Em alguns cursos, pode ser a criação de um projeto que permita aos estudantes vivenciarem a fundo o que verão no mercado de trabalho, trazendo uma perspectiva nova para sua futura área de atuação. Em outros casos o TCC também pode ser uma iniciação à pesquisa acadêmica escrita.
Nesses dois casos o objetivo é aprofundar o que se aprendeu durante os anos da graduação e comprovar a uma banca avaliadora, no fim do curso, que assimilou bem os conteúdos do curso escolhido.
A estrutura desta extensa e profunda pesquisa para é praticamente a mesma. Os elementos textuais que o compõem acabam sendo exatamente iguais: capa, dedicatória, agradecimento, resumo, sumário, introdução, desenvolvimento do tema em alguns capítulos, conclusão, bibliografia e listagem de anexos.
Exatamente como na modalidade presencial, cada um desses elementos deve ser formatado conforme as regras Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Os tipos de TCC também se assemelham em ambas modalidades
- Monografia
- Artigo acadêmico
- Projeto prático
Mas qual é a diferença, então?
Mas é aqui que começam as diferenças. No EAD o que modifica mesmo é com relação ao professor orientador e também no processo da pesquisa. Você já deve saber que uma faculdade de EAD possui duas figuras distintas: o professor e o tutor.
O professor é o especialista na área do curso que possui obrigatoriamente um título de doutor ou mestre.
No ensino tradicional, ele é aquele que ministra as aulas. No TCC, seu papel é dar o suporte teórico-metodológico a seus orientandos, sugerir bibliografia, ajudar na identificação da problemática.
Já o tutor, também chamado de coorientador, atua na parte “burocrática” da EAD. É ele quem acompanha os alunos durante as disciplinas, tirando dúvidas. No TCC, ele é o responsável por orientar os alunos sobre formatação, prazos, ferramentas a serem utilizadas.
No período de elaboração do TCC, tanto o suporte providenciado pelo tutor quanto pelo professor são remotos, ou seja, acontecem no ambiente virtual. Esses momentos costumam ocorrer nas plataformas online disponibilizadas Instituição de Ensino Superior. Embora todo o processo de orientação seja realizado a distância, é obrigatório defender a monografia perante uma banca examinadora, exatamente como ocorre no ensino presencial.
A entrega e a apresentação, portanto, ocorrem no polo da universidade. Claro que atualmente, devido à pandemia de Covid-19 as coisas estão temporariamente diferentes, sendo necessário apresentar o trabalho de forma virtual.
Ah, vale lembrar que o diploma emitido em um curso de EAD, se a instituição for devidamente reconhecida pelo MEC, vale tanto quanto aqueles emitidos nos cursos presenciais. De fato, não há nada nos documentos que os diferencie.
Está nessa fase de elaboração de TCC? Boa sorte e bom trabalho!!!
Quer saber mais sobre as diferenças da modalidade Presencial e EAD?
CLIQUE AQUI!