Chimarrão Solidário: Projeto auxilia as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

26 de maio de 2024 0 min

A comunidade acadêmica da UTFPR do campus Curitiba criou um projeto de extensão para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa, chamada Chimarrão Solidário, é uma parceria com várias instituições, incluindo o Centro Universitário UniOpet, a Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Instituto Federal do Paraná, Faculdades Pequeno Príncipe, Universidade Tuiuti do Paraná e UniBrasil, além do Shopping Estação.

O projeto aceita a ajuda de voluntários para atividades de coleta e logística, como montagem, separação e envio das doações. Os estudantes participantes receberão horas que poderão validar como atividade complementar ou extensionista. Todas as inscrições são feitas via formulário. "Projetos como o Chimarrão Solidário são fundamentais para mostrar o poder da união e da solidariedade, especialmente em momentos de crise," afirma Guilherme Barbosa, head de inovação do UniOpet. "Nossos alunos estão aprendendo na prática o valor da responsabilidade social e da ação comunitária."

Arrecadações

As principais doações aceitas pelo projeto são alimentos não perecíveis e enlatados, água potável e itens de higiene para adultos, crianças e bebês. Outros itens também podem ser doados, passando por triagem da equipe. Os pontos de coleta são no Shopping Estação, na UTFPR sede Centro (Escritório Verde) e UTFPR sede Ecoville (Bloco A, primeiro andar). Nos finais de semana, as doações serão concentradas no Shopping Estação. As doações serão encaminhadas para a Fundação de Ação Social (FAS), que realizará a logística do processo.

Professor Roberto Candido, um dos coordenadores do projeto na UTFPR, destaca a importância da iniciativa: "Cada doação, por menor que seja, faz uma diferença enorme para as famílias afetadas. O engajamento dos estudantes e da comunidade é essencial para o sucesso do projeto".

Doações

Ao doar alimentos, verifique a validade de todos os itens, não envie itens que podem se deteriorar rapidamente e coloque-os em caixas ou sacolas bem vedadas, com cuidado para não haver rasgos ou furos. Roupas e enxovais devem ser doados em boa condição, sapatos devem estar agrupados em pares e todos devidamente identificados para agilizar o processo de triagem.

O projeto Chimarrão Solidário é composto por docentes e discentes de diversos cursos e teve origem na disciplina de Gestão de Projetos da UTFPR, ministrada pelos professores Roberto Candido (Diretoria de Extensão) e Fábio Itturriet (Departamento Acadêmico de Eletrotécnica).

"Ver os alunos do UniOpet se mobilizando e aplicando o que aprendem em sala de aula para ajudar a comunidade é extremamente gratificante. Isso mostra que a educação vai além dos livros, impactando diretamente a vida das pessoas", comenta Guilherme.

Para mais informações e dúvidas, siga o perfil do Instagram do projeto @chimarraosolidario e faça parte dessa corrente do bem.

Compartilhe