À medida que o mundo avança, o mercado de trabalho se transforma, impulsionado por inovações tecnológicas, mudanças demográficas e desafios globais. Este dinamismo cria novas oportunidades de carreira, especialmente em setores que estão à frente na adoção de tecnologia, resposta a questões de saúde pública e sustentabilidade. Neste contexto, explorar as carreiras com alta demanda no mercado pode ser a chave para quem busca uma profissão gratificante e duradoura.
Tecnologia da informação e cibersegurança
Com a digitalização de praticamente todos os aspectos de nossas vidas, a demanda por profissionais em Tecnologia da Informação (TI) e cibersegurança nunca foi tão alta. A transformação digital acelerada por eventos como a pandemia, enfatizou ainda mais a necessidade de sistemas robustos de TI e medidas de segurança cibernética. "A segurança dos nossos dados e infraestruturas digitais tornou-se uma prioridade máxima, criando uma demanda sem precedentes por especialistas em cibersegurança", destaca Andrea Delfini, coordenadora da Escola de Negócios EAD do UniOpet.
Espera-se que o campo de cibersegurança cresça exponencialmente, com estimativas sugerindo que o mercado global de cibersegurança atingirá $345,4 bilhões até 2026, segundo um relatório da MarketsandMarkets.
Saúde e bem-estar
O setor de saúde tem enfrentado desafios sem precedentes, impulsionando uma demanda crescente por médicos e profissionais de bem-estar. Além das profissões tradicionais, como médicos e enfermeiros, há um interesse crescente por especialistas em saúde mental, bem-estar e telemedicina. "A pandemia destacou a importância crucial da saúde mental e do bem-estar, ampliando o escopo de carreiras nesse campo", comenta a docente.
A telemedicina, por exemplo, viu um aumento significativo em sua adoção, com o mercado global projetado para crescer de $79,79 bilhões em 2020 para $396,76 bilhões em 2027, conforme o relatório da Fortune Business Insights.
Sustentabilidade e energias renováveis
A urgência climática impulsionou a busca por soluções sustentáveis e energias renováveis, criando novas carreiras nesses campos. Profissionais capazes de inovar em áreas como tecnologias limpas, gestão de recursos naturais e políticas de sustentabilidade estão em alta demanda. "O presente é verde, e carreiras em sustentabilidade e energias renováveis não são apenas eticamente gratificantes, mas também incrivelmente promissoras em termos de crescimento e estabilidade", afirma.
A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) prevê que o emprego no setor de energias renováveis pode alcançar 42 milhões de empregos em todo o mundo até 2050.
"À medida que navegamos por estas mudanças, torna-se evidente que a escolha de uma carreira não deve ser baseada apenas em paixão, mas também em uma compreensão das tendências do mercado de trabalho. Alinhar os interesses pessoais com esses campos em crescimento pode não apenas garantir a satisfação profissional, mas também a segurança no emprego no futuro", explica.
O mundo evolui e, logo, também deve evoluir nossa abordagem educacional e o desenvolvimento profissional. No UniOpet, estamos comprometidos em preparar nossos estudantes para as carreiras do futuro, fornecendo-lhes as habilidades e o conhecimento necessários para prosperar em um mercado de trabalho em constante mudança.