Barbiecore: o que a onda cor de rosa diz sobre sua imagem

16 de agosto de 2023 0 min

Moda, decoração, brinquedos, acessórios… O mundo foi invadido pela cor rosa! Um mês após a estreia mundial de “Barbie”, para qualquer lugar que olhemos é impossível ignorar essa avalanche cor de rosa, das ações de marketing de grandes empresas ao vestuário.

Mas ao que se deve a avalanche desse movimento rosa/pink? “Primeiro temos que entender que houve uma campanha de marketing eficiente e criativa com algumas estratégias certeiras para engajamento, como a massiva interação nas redes sociais, a criação de filtros e de cabines ‘instagramáveis’ para fotos, parcerias com diversas marcas e associação da cor rosa em vários lugares, para intervenções físicas”, detalha Mariah Abdanur, que é advogada, professora no Centro Universitário UniOpet e também consultora de imagem e estilo pessoal.

Além disso, a campanha começou cedo: segundo dados do Pinterest, em maio deste ano as buscas globais por “barbiecore” e “moodboard barbie” aumentaram em 980% e 1.290%, respectivamente, em comparação com maio de 2022.

O rosa invadiu o universo fashion das roupas, acessórios, maquiagem e objetos de decoração. Mas, afinal, qual o significado da cor na imagem pessoal – e profissional?

“O rosa tem vários significados, dependendo do contexto e da cultura. Geralmente, representa romantismo, ternura, ingenuidade, gratidão, delicadeza, afetividade e sensibilidade. Entretanto, o tom do rosa altera a percepção e significado dessa cor, por exemplo: o rosa mais forte, saturado, como o pink, transmite a mensagem de sensualidade, sedução e força feminina”, explica Mariah.

Longe de ser um filme que mostra a mulher como um objeto, avalia a especialista, “Barbie” representa uma mulher que não se limita por padrões ou expectativas impostas pela sociedade. “Ela se permite explorar suas potencialidades, se diverte, é uma mulher que se solidariza e apoia outras mulheres, que se aventura, que se apaixona, que se desafia.”

“A mensagem das roupas da Barbie no filme é de estilo, personalidade e diversão. Barbie usa roupas que refletem sua identidade, sua história e seu humor”

A personagem também mostra que a moda é uma forma de expressão e um exercício de criatividade. “A vestimenta de uma mulher é capaz de mostrar que ela busca felicidade e realização, sem medo de errar ou de mudar. Barbie é uma mulher que mostra que a beleza está na diversidade e na autenticidade. Como nós devemos ser.”

“Devemos usar nossas roupas como um manifesto. Como um meio de expressão, já que as roupas são uma expressão não verbal, poderosíssima”, provoca a professora do UniOpet.

Compartilhe