Da curiosidade à competição: a jornada culinária de um chef e ex-aluno de gastronomia do UniOpet
03 de maio de 2024Histórias sobre a paixão se transformar em profissão são sempre inspiradoras. A de João Carlos Martins Fontoura, 23 anos, chef e ex-aluno do curso de gastronomia do UniOpet, mostra para todos que sonhar alto é possível. Nas últimas semanas, por exemplo, João está fazendo barulho e chamando a atenção no cenário gastronômico do Sul do Brasil, competindo em um ds mais prestigiados programas da região: The Next Chef, promovida pela revista Pinó, que pertence ao Grupo GRPCOM, o mesmo da Gazeta do Povo da RPCTV.
Por isso, o post de hoje é o primeiro de uma série de posts que narrará a empolgante jornada do João, desde suas primeiras inspirações culinárias até os desafios e conquistas no calor da cozinha competitiva.
Vamos nessa?
Quando tudo começou
Desde jovem, João foi atraído pelos sabores e aromas inusitados das receitas de sua cunhada mineira, que se havia mudado para Curitiba. A curiosidade se transformou em paixão quando, aos 16 anos, decidiu explorar mais a fundo a arte culinária em um curso para iniciantes. "Sempre fui muito curioso em relação às coisas que ela preparava. Fui fazer um curso para ver se realmente era o que eu queria como profissão e acabei gostando muito," relata.
Optar pelo UniOpet para a formação em gastronomia foi um passo natural para João. No curso, ele encontrou um ambiente que incentiva a criatividade e desafia os alunos a aplicarem na prática o que aprendiam em teoria. "O curso de gastronomia é bem diferente dos outros cursos. Testar na prática o que aprendeu é muito bom," explica.
No entanto, sua jornada acadêmica enfrentou um obstáculo significativo com a chegada da pandemia. A interrupção das aulas presenciais o levou a trancar o curso temporariamente, mas foi o incentivo de seu chefe no final de 2022 que o motivou a retornar e concluir sua formação.
Conclusão do curso e crescimento profissional
Após a conclusão do curso, João sentiu-se realizado e pronto para seguir em frente. "Após a conclusão do curso fiquei muito feliz pois é uma etapa que foi finalizada. Sempre devemos estar constantemente estudando e aprimorando os conhecimentos pois na gastronomia a evolução é constante," reflete.
A coordenadora do curso de gastronomia do UniOpet, Camila Pazello, diz que "a paixão pela aprendizagem contínua é um traço distintivo de muitos chefs de sucesso e João certamente segue esse padrão".
A participação de João na competição The Next Chef não foi por acaso. Foi Camila quem o convidou para representar a instituição nesse desafio. "A competição foi um convite da coordenadora do curso, fiquei muito feliz e aceitei. Está sendo um desafio muito legal," conta João.
"Para a competição, ele trouxe outro aluno, Cleverson, como seu subchef, demonstrando, além de talento culinário, a sua habilidade em liderar e inspirar outros", afirma a coordenadora.
A coordenadora afirma que a história do João certamente influenciará outros alunos e alunas do curso de gastronomia do UniOpet. "O João é uma inspiração para todos os estudantes de gastronomia que sonham em deixar sua marca no mundo e mostrar que, sim, isso é possível."
A trajetória de João é um exemplo de como a educação pode moldar futuros e como a determinação e paixão podem abrir portas para oportunidades extraordinárias. Acompanhe-nos nesta série de posts para descobrir mais sobre sua preparação para a competição e tudo o que ainda está por vir.
Se você leu até aqui talvez possa se interessar por outros conteúdos que escrevemos sobre gastronomia como, por exemplo, Gastronomia semipresencial otimiza a rotina de alunos chefs de cozinha, Nutrição ou gastronomia? Entenda o que faz cada profissional e Aula de gastronomia reúne acadêmicos e alunos especiais.