A palavra parece difícil, mas muita gente pratica a procrastinação. Você sabe o que é? Se por um lado adiar uma tarefa oferece uma imediata sensação de alívio, por outro esse comportamento rapidamente pode se transformar em fonte de angústia e de ansiedade, podendo atrapalhar seus estudos e trabalho.
É mais do que um palavrão: é um inimigo para quem quer ser produtivo. E uma armadilha para quem busca colocação no mercado de trabalho. Procrastinar é o ato de deixar de cumprir determinada tarefa ao longo do tempo disponível, adiando sua realização para outro momento.
O hábito de deixar para depois é bastante comum no ambiente de trabalho: e segundo uma publicação do The New York Times, a cada cinco pessoas, uma mantém esse costume no dia a dia
No entanto, assim como em outras práticas ruins, existem algumas atitudes que podem recondicionar o comportamento de quem procrastina, otimizando o tempo e mantendo a mente focada nas tarefas. Buscar por métodos de organização de atividades, realizar uma categorização, ter um controle do tempo, separar períodos para pausas e buscar eliminar quaisquer distrações podem ajudar nesse processo.
O hábito de adiar uma tarefa começa a ser um problema quando você deixa de fazer as coisas importantes no momento em que elas precisam ser feitas. Um exemplo? Deixar de entregar um relatório ou um trabalho escolar hoje porque já é tarde e você está esgotado pode ser OK, se ele não for urgente e você tiver certeza de que amanhã cedo entregará um trabalho melhor.
Porém, se você tem o hábito de atrasar entregas mesmo que esse atraso prejudique o trabalho de outras pessoas, é preciso ficar atento. A procrastinação possivelmente esteja atrapalhando sua vida.
Confira 5 dicas para evitar a procrastinação no seu dia a dia, elencadas por professores especialistas do Centro Universitário UniOpet: