Prouni
Programa universidade para todos
Prouni 2024/2
Prouni 2024/2:
Verifique abaixo as datas de chamadas para a pré-seleção deste semestre.
- 1ª CHAMADA
Inscrições: 23 a 26/07/24;
Resultado pré-inscrição: 31/07/24;
Entrega de documentos: 31/07 a 14/08/24.
- 2ª CHAMADA
Resultado: 20/08/24;
Entrega de documentos: 20 a 30/08/2024.
- LISTA DE ESPERA
Inscrições: 09 e 10/09;
Resultado: 13/09/24;
Entrega de documentos: 16 a 25/09/2024.
---
Site para inscrição:
https://prounialuno.mec.gov.br/
---
Quem poderá participar: O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso.
Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, sendo que para quem estudou em escola pública ou com bolsa integral ou parcial em escola privada haverá prioridade para a pré-seleção das bolsas do Prouni. As demais condições que devem ser atendidas são: ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública ou ser pessoa com deficiência. Para quem comprovar ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Vantagens e benefícios
A UniOpet através do Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de 100% do valor das mensalidades de cursos superiores (graduação).
É destinado a alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou na rede particular como bolsista integral. O aluno precisa ter realizado o ENEM para se inscrever e concorrer às bolsas do Prouni. É necessário que tenha alcançado o mínimo de 450 pontos no ENEM.
*IMPORTANTE: As bolsas são concedidas após a análise completa de toda documentação exigida pelo Prouni.
Como funciona
Para concorrer a bolsa integral (100%), o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.