Massagem

Massagem

            A palavra massagem pode ter surgido do vocabulário Francês “masagge” no qual significa amassar ou também do vocabulário grego “masso” com o mesmo significado amassar.

 Histórico

            A técnica surgiu há milhares de anos. Apesar de não se ter certeza quanto a origem, estudos indicam que foi antes de Cristo (a.C.). Há indícios de que na pré-história a massagem era usada como uma das primeiras formas de amenizar dores através do gesto de passar a mão em locais doloridos.

Funções

            De modo geral a massagem pode ter duas aplicabilidades, melhora do estado de saúde ou melhora de algum aspecto estético. O que difere de uma para outra são as técnicas usadas que serão aplicadas de acordo com o objetivo almejado que podem ser: amenizar dores, relaxamento muscular, redução de medidas, melhora de fluxo sanguíneo, dentre outros. A pressão mecânica exercida sobre o corpo durante a massagem induz ao relaxamento e extensão muscular, aumento da circulação linfática e sanguínea, remoção do excesso de líquido e substâncias intersticiais dos tecidos. Além disso, o toque das mãos sobre a pele ativa o sistema neural cutâneo que transmite esses estímulos ao sistema nervoso central que por sua vez ativa o sistema límbico que está relacionado com as emoções, portanto a massagem exerce também efeito emocional gerando, na maioria das pessoas uma sensação de bem-estar.

 Tipos

            Os tipos de massagem mais conhecidos e difundidos atualmente são:

  1. Drenagem Linfática: massagem que promove a eliminação de toxinas através de movimentos suaves e lentos, auxiliar na retenção de líquidos diminuindo inchaço e edemas, pois ativa a circulação linfática e sanguínea. Porém é contraindicada para pessoas com trombose, hipertensão, câncer, problemas cardiovasculares e infecções.
  1. Massagem Redutora: é um procedimento estético que visa modelar o corpo. Indicada para reduzir medidas e gordura localizada. Não é recomendada para pessoas que possuem hipertensão, hipotensão, diabetes, lesões cutâneas, processos inflamatórios, pós-operatório, neoplasias ou infecções.
  1. Massagem Relaxante: técnica que estimula os receptores periféricos e trabalhar corpo e mente para promover relaxamento dos músculos e desenvolver reações relacionadas aos sentidos que tragam sensações de bem-estar, por isso é indicada para melhorar estado de estresse e esgotamento. Não é indicado para pessoas com trombose, problemas de pressão (hipotensão ou hipertensão), tumores e diabetes.

 Contraindicações

            Antes de iniciar qualquer procedimento estético, inclusive massagem é necessária uma entrevista cuidadosa com o preenchimento da ficha de anamnese para descobrir afecções e/ou doenças que poderiam comprometer o atendimento. É importante ressaltar que indivíduos com lesões, tumores, flebite, febre, tromboflebite, hipertensão ou hipotensão, eczemas e processos infeciosos não devem receber massagem a menos que tenham liberação médica.

 REFERÊNCIAS

CASSAR, Mario Paul. Manual de Massagem Terapêutica: Um guia completo de massoterapia para o estudante e para o terapeuta. 1 ed. São Paulo: Editora Manole. 2001.

GUIRRO, Elaine Caldeira de Oliveira; GUIRRO, Rinaldo Roberto de J. Fisioterapia Dermato-Funcional: Fundamentos, Recursos, Patologias. 3 ed. rev. e ampliada. São Paulo: Malone, 2004.

No Comments

Post a Comment