A argila é o material resultante da decomposição de rochas que sofreram os efeitos dos processos climáticos, da ação das águas e dos compostos orgânicos, mais os componentes químicos característicos do solo. É identificada como um material terroso formado por partículas micrométricas, mais água e outros minerais/elementos químicos.
As cores das argilas dependem diretamente do mineral presente na sua composição. Podemos encontrar minerais como: titânio, fósforo, manganês, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, sódio, ferro, silício, boro, selênio, entre outros.
As argilas são utilizadas em procedimentos terapêuticos e também na indústria cosmética, em produtos destinados ao tratamento da pele e do cabelo. A função para a qual é usada, também está relacionada com os minerais e compostos orgânicos presentes na sua composição.
Manipulação e Processamento
A argila é extraída da natureza e submetida a um processo de secagem, mantendo às suas propriedades originais. Na sequência, passa por um procedimento para a retirada de materiais indesejáveis, como pedaços de rochas, pedras e também por um processo de esterilização, para a retirada de fungos, bactérias e outros microrganismos que possam alterar as propriedades da argila e/ou também produzir efeitos colaterais indesejados. A etapa final do seu processamento consiste da moagem e peneiramento, separando o material grosso do mais fino, sendo este a argila em condição de uso.
Tipos e Propriedades
As argilas são materiais terrosos de granulação micrométrica, capazes de adquirir plasticidade ao serem umedecidas com água, sendo a sua cor e os elementos químicos de sua composição os parâmetros avaliados na ocasião da escolha de determinada argila para o uso cosmético ou terapêutico.
As argilas mais usadas são:
- Argila amarela: tem em sua composição o magnésio, cobre, alumínio, ferro e o potássio. Possui ação remineralizante e previne o envelhecimento precoce, é indicada para a remoção de manchas. Além disso, proporciona alívio de dores articulares e recuperação de lesões decorrentes de pancadas ou entorses.
- Argila branca: é composta de alumínio, enxofre, ferro, boro, potássio, cálcio e silício. É recomendada para o clareamento de manchas, promove a suavização de linhas de expressão e de rugas, com indicação para peles sensíveis, também é empregada em loções e xampus.
- Argila cinza: possui função anti-inflamatória. É recomendada para o combate de inchaços, sendo também utilizada para controlar a seborreia em tratamentos capilares.
- Argila preta: age como descongestionante, anti-inflamatório, e cicatrizante, ativa circulação sanguínea, tendo em sua composição o alumínio, titânio, magnésio, zinco, ferro e silício.
- Argila vermelha: é composta de óxido de magnésio, sódio, ferro e cobre. Estimula a circulação sanguínea e os músculos, atua como hidratante e combate o envelhecimento cutâneo, suaviza as linhas de expressões e aumenta brilho da pele, além de ser utilizada em procedimentos de drenagem.
- Argila rosa: advém da mistura da argila branca com a vermelha, possui ação suavizante, relaxante e antioxidante, sendo sugerida para peles sensíveis e cansadas, pois é capaz de promover a elasticidade, realçar o brilho e a maciez.
- Argila verde: possui em sua composição os elementos químicos silício, magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, cobre e sódio. Produz efeito cicatrizante, desintoxicante, anti-inflamatória, além de proporcionar efeitos calmante e relaxante.
Tratamentos Terapêuticos
A geoterapia é um tratamento terapêutico da medicina alternativa que utiliza os elementos terrosos. Dentre esses elementos, a argila é usada para restaurar o fluxo de energia vital, pois, acredita-se que esta possui uma energia proveniente da terra, que em contato com o corpo, transfere essa força vital para o indivíduo e remove energias prejudiciais à saúde humana.
A fangoterapia é um procedimento terapêutico realizado com a aplicação ao corpo humano de lamas (fango), encontradas em nascentes de águas termais ou rochas vulcânicas. Esse material, fango, é uma mescla de argila com material orgânico e mineral do local onde se encontram, por isso, com cores e propriedades terapêuticas distintas, de acordo com a sua origem. Dentre as principais finalidades do fango, podemos destacar a recuperação da pele, o combate ao envelhecimento, à gordura localizada e celulite. Pode ser usado ainda como peeling, desintoxicante e relaxante corporal.
Referências
CLAUDINO, Hilton. Argila medicinal: propriedades, benefícios e usos na saúde e estética. 1 ed. Editora: Elevação, 2010.
HUARD, Lisa. A argila ao serviço do corpo. 1ed. Editora: Publicações Europa- América, 2007.
MEDEIROS, Graciela Mendonça da Silva. Geoterapia: Teorias e Mecanismos de Ação: Um Manual Teórico-Prático. Tubarão: UNISUL, 2007.
MEDEIROS, Graciela Mendonça da Silva. O poder da argila medicinal: Princípios Teóricos, Procedimentos Terapêuticos e relatos de Experiências Clínicas. Blumenau: Nova Letra, 2013.
PERETTO, Iracella Cassimiro. Argila: um santo remédio e outros tratamentos compatíveis. 1ed. São Paulo: Paulinas, 1999.
No Comments