O Chamamento de Radiodifusão sobre Sífilis é realizado pelo Ministério da Saúde, Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde.
Os estudantes Fernanda Arantes, Leonardo Tyskowski e Marlon Reway – do curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda – estão entre os finalistas em duas categorias: spot e podcast.
Eles concorreram com alunos de instituições de ensino superior de todo o Brasil, inclusive com mestrandos e doutorandos.
A equipe, orientada pela professora Aline Nunes, produziu os materiais para fazer um alerta sobre o aumento dos casos de sífilis no país, que foi de mais de 4000% entre 2010 e 2018.
O trabalho contou com o auxílio do coordenador da Escola de Comunicação, Eduardo Damasceno, e do Christian Skolimovski de Macedo, técnico do Laboratório de Rádio do centro universitário.
O Chamamento Radiodifusão sobre Sífilis é realizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. O objetivo é selecionar trabalhos de estudantes universitários para alertar a população sobre a doença.
Os nove melhores conteúdos serão disponibilizados no site do Laboratório de Inovação da Gestão do SUS, no site da OPAS/OMS no Brasil e no site do Ministério da Saúde. Os três trabalhos vencedores serão distribuídos em rádios públicas, universitárias e comunitárias de todo o país. O resultado final será divulgado no dia 10 de março.
Spot e Podcast
O spot produzido pelos alunos de Publicidade e Propaganda usa o bom humor e uma linguagem jovem para falar sobre os riscos da sífilis e a importância do uso de preservativos para prevenção.
Já o Podcast apresenta informações detalhadas sobre a doença, desde o surgimento no século XVI até os dias de hoje.
A professora Roxane Wieschum Silva, coordenadora dos Cursos Superior em Estética e Cosmética, de Biomedicina e de Fisioterapia da Uniopet, foi entrevistada pela equipe.
Durante a conversa, Roxane esclareceu as causas da sífilis, as formas de transmissão, os riscos para as mulheres grávidas e a importância da prevenção da doença.