Alep faz homenagem aos 50 anos do Grupo Educacional Opet
23 de agosto de 2023Sessão solene foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa. Foto: Valdir Amaral / Alep
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou nesta terça-feira (22) uma sessão solene pelos 50 anos do Grupo Educacional Opet com homenagem póstuma ao seu fundador, professor José Antônio Karam, falecido em 2020. A iniciativa foi do deputado Fabio Oliveira (Podemos), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Alep.
“No início da Opet, as aulas eram ministradas em uma sala de aula emprestada, no Centro de Curitiba. E se pautavam no aprender fazendo, em projetos e em simulações dos ambientes reais de trabalho. Uma forma de ensinar que, aliás, antecipava o que hoje conhecemos como metodologias ativas – e que fizeram muito sucesso. Já em 1973, a Opet era maker”, destacou a professora Adriana Karam, presidente do grupo e reitora do Centro Universitário UniOpet.
O Grupo Educacional Opet nasceu em 1973, fundado pelo professor José Antônio Karam (1947-2020), como uma pequena escola de cursos profissionalizantes chamada Organização Paranaense de Ensino Técnico (Opet) e, após 50 anos, é responsável por uma estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Graduação, Editora, Sistema de Ensino e Instituto de Educação e Cidadania.
Em 50 anos, o Opet já formou mais de 240 mil alunos desde a educação básica até a pós-graduação. Está presente em 11 estados, em 99 redes municipais e em dezenas de escolas privadas. A editora, em 2023, atendeu 467 mil alunos e o Centro Universitário UniOpet oferece mais de 40 cursos na graduação, pós-graduação nas modalidades presencial, EAD e híbrido.
“Não há como pensar na história educacional do Paraná, sem considerar os diversos grupos educacionais aqui do estado e um deles é o Opet. A história do Grupo Opet e da educação paranaense correm de maneira paralela, sendo referência nacional. Além do reconhecimento aos 50 anos da instituição, nós queremos homenagear seu fundador, José Karam, e seu legado para todos nós. Desejamos que este grupo continue, por pelo menos mais meio séculos, nos transmitindo conhecimento e a educação exitosa que todos reconhecemos”, destacou o deputado Fabio Oliveira.
A professora Adriana Karam discursou em agradecimento à homenagem. “O Grupo Opet surgiu com DNA de inovação, voltado às necessidades do mercado de trabalho, com curso de datilografia somado às práticas de escritório, necessárias na década de 1970. E cresceu década após década junto com Curitiba, que passava pela revolução urbana de Jaime Lerner, com a criação da Cidade Industrial e tantas outras mudanças. Nos sentimos tomados de um enorme sentimento de gratidão por esta homenagem, em reconhecimento à contribuição do Grupo Opet, em especial o esforço do professor Karam, meu pai, nosso fundador.”
Homenagem póstuma
A sessão solene contou com a presença de familiares, amigos e colaboradores da instituição de ensino e na ocasião foi entregue à esposa do fundador, Regina Karam, o diploma de Menção Honrosa Póstuma pela “dedicação visionária na construção do conhecimento dos paranaenses”. Também estiveram presentes os filhos Daniele Karam e Luciano Karam, que são diretores de operações, comercial e marketing do Grupo. Foram entregues diplomas de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa para o Grupo Educacional Opet em seus 50 anos de fundação “transformando vidas e desenvolvendo a sociedade paranaense”.
Prestigiaram a sessão solene o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, Ricardo Rocha de Oliveira, o professor Jacir Venturi, conselheiro no Conselho Estadual de Educação do Paraná, o ex-deputado Renato Adur e os vereadores de Curitiba Sabino Pícolo (União Brasil) e Leônidas Dias (Solidariedade).